Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Mais de 185 mil jovens moçambicanos inscritos no serviço militar

Números do recenseamento militar alcançados este ano representam 92,97% da meta projetada.
Lusa 2 de Março de 2020 às 09:44
Moçambique
Moçambique FOTO: EPA
Mais de 185 mil jovens moçambicanos inscreveram-se para o Serviço Militar Obrigatório (SMO), após 30 dias de operação de recenseamento, que termina esta segunda-feira, indicam dados do Ministério da Defesa Nacional (MDN).

De acordo com um balanço do MDN, citado esta segunda-feira pelo diário Notícias, os números do recenseamento militar alcançados este ano representam 92,97% da meta projetada.

A meta era abranger 200 mil jovens nascidos em 2002 e que completam este ano 18 anos e os maiores dessa idade que não se recensearam nos anos anteriores.

As províncias de Maputo, Sul de Moçambique, com 22.811 recenseados, e da Zambézia, Centro, com 22.052, são os que inscreveram maior número de jovens para o SMO.

A província de Cabo Delgado, Norte de Moçambique, e a braços com uma onda de violência armada desde outubro de 2017, registou 12.205 inscritos de uma meta de 14,952.

O recenseamento militar não implica o ingresso automático no SMO, uma vez que apenas são recrutados os jovens com aptidão para o serviço, após triagem.

Além de ser obrigatório, o recenseamento militar em Moçambique é justificado porque os jovens têm necessidade de mostrar o cartão de registo para efeitos de emprego.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)